sábado, 30 de abril de 2016

POR UM 1º DE MAIO CLASSISTA! LUTAR CONTRA O GOLPE!

                                                             


A SAÍDA PARA ESSA CRISE ESTÁ
NA ORGANIZAÇÃO E NA LUTA DOS TRABALHADORES DE UMA FORMA
INDEPENDENTE DA BURGUESIA E DE SEUS GOVERNOS!

Em primeiro lugar temos caracterizar que tudo o que vivenciamos atualmente em nosso país nada mais é do que a expressão inequívoca da crise mundial do capitalismo, que eleva as contradições sociais, econômicas e políticas a um zênite em que a luta de classes, assim como, a luta pela sobrevivência de cada classe social se dá, cada vez mais, sob a forma de uma encarniçada luta política.

Não há como separar a nossa crise política e econômica do contexto da crise mundial. A crise histórica do capitalismo que vivenciamos afeta toda economia mundial e com isso vai derrubando regimes políticos inteiros que até a pouco tempo pareciam sólidos. A América Latina encontra-se hoje fortemente afetada por essa crise e seus efeitos devem varrer todo o continente.

Antes de tudo, temos que deixar patente e claro que esse é um golpe organizado e com o caráter social da burguesia enquanto classe! As principais frações do grande capital e da burguesia unificaram-se sob a perspectiva do impeachment e do golpe parlamentar! A política de colaboração de classes que o PT sustentava com a burguesia esgotou-se. Não por uma crítica no interior do PT ou da esquerda, mas por que os setores dominantes da burguesia que estavam em aliança com o PT romperam com este governo moribundo. A luta pelo poder colocava dois blocos fundamentais da burguesia em campos opostos: um junto com o PT e o governo e o outro com a “oposição” burguesa. No último período os setores dominantes da burguesia unificaram-se, sob a articulação do PMDB, de Cunha e de Temer, com o apoio da quase totalidade dos partidos burgueses. O golpe tem nitidamente seu caráter de classe. Os setores que fecharem os olhos ou que cruzarem os braços diante do golpe terão que responder historicamente no futuro diante das massas pelos seus atos. Não é admissível uma política classista que cruze os braços ou os olhos diante do grande acordo que a burguesia realiza, unificando seus principais partidos, entidades e representantes para praticar um golpe, um assalto ao poder político.

A fração dominante da burguesia se utiliza da crise do regime político para obter o poder e formar um governo de coalizão e unidade nacional, do grande capital contra as massas trabalhadoras! Temer, Cunha, Renan, PMDB, PSDB e demais partidos burgueses prepararam um verdadeiro rolo compressor contra a maioria esmagadora da população! A partir do controle do legislativo saqueiam o poder executivo. A partir do controle do Estado saquearão às massas. A partir da exploração das massas farão recair o maior peso sobre a classe trabalhadora assalariada: a classe operária.

O espetáculo midiático do dia 17 de abril mostrou as entranhas golpistas e reacionárias do congresso brasileiro a toda população! De suas vísceras assistimos a defesa da ordem capitalista vigente junto com o cadáver insepulto do golpe militar de 1964! O Congresso Nacional é hoje um dos centros políticos da crise e trabalha ativamente, sob a liderança de Eduardo Cunha, para constituir um novo governo: burguês, corrupto e reacionário que destrua a resistência da classe trabalhadora!

Somente a organização independente dos trabalhadores, na forma de fóruns e congressos classistas, que postule a superação total desse regime político, pode derrotar esse golpe de forma cabal e completa, outras vias como eleições gerais, ou propostas intermediárias e mutiladas, somente colocarão novamente a classe trabalhadora diante do espectro do golpe organizado nas entranhas desse regime pelo grande capital. A vitória completa contra o golpe passa pela organização política dos trabalhadores de forma independente da burguesia, de seu regime e de seus governos.

                                                TRIBUNA CLASSISTA
tribunaclassista@hotmail.com
http://tribunaclassista.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/groups/TRIBUNACLASSISSTA